Este é o nono artigo da coluna “Do’s & Dont’s da Comunicação Empresarial” de Silke Buss. Foi publicado na Vida Económica de 23/01/2026.
→ Ler artigo online
→ Download artigo em pdf
Do’s & Dont’s da Comunicação Empresarial
Criar posts em série acelera o processo
As notícias curtas para as redes sociais exigem a mesma dedicação que os comunicados mais extensos – talvez até mais, já que estes posts têm de cativar a atenção num instante. Ou conseguem destacar-se numa fração de segundos ou caem em saco roto. Nas redes sociais, a velocidade de consumo é tremenda e a concorrência é enorme.
Como criar então conteúdos cativantes sobre a nossa empresa, os produtos e serviços para as redes sociais? A regra geral de uma comunicação bem-sucedida também se aplica aqui: Temos de encontrar a interseção entre os conteúdos que queremos comunicar e os conteúdos que interessam ao nosso público-alvo. Esta área de convergência é o nosso campo de atuação! Aqui encontramos os temas para criar os posts, de preferência em série: Qual o rumo da empresa, quais os objetivos, as novidades, os valores, as iniciativas, quais as recomendações úteis, etc.? Em caso de patrocínios desportivos, por exemplo, pode preparar-se uma série de posts sobre os eventos desportivos ou a equipa participante que a nossa empresa apoia. Esta série cria uma ligação emocional ao público-alvo, gera interação e, assim, explora perfeitamente a grande vantagem das redes sociais que é conseguir um vínculo emocional com a nossa marca e a nossa empresa.
Fundamental é termos mesmo uma notícia ou uma informação útil para partilhar. Encarar as redes sociais como um espaço publicitário gratuito, não resulta. A perda contínua de clicks, likes, comentários e partilhas é a consequência – pois, os posts publicitários ficam claramente fora da área da convergência. Outra questão é se devemos escrever muito ou pouco, dentro do formato curto. Depende. Depende da rede social, do valor da notícia e da foto ou do vídeo que o texto acompanha. Claro que a comunicação visual está sempre em primeiro plano. Quanto mais natural, pessoal e próximo, melhor – isto vale tanto para as imagens como para o estilo do texto.
No fim, ainda uma dica para reduzir o investimento de tempo numa comunicação tão instantânea.
Para investir o mínimo de tempo, recomendo preparar, sempre que possível, vários posts de uma só vez – isso acelera a produção e a revisão.

